7 dicas para melhorar a definição dos cachos

Mudar alguns hábitos relacionados aos seus caracóis pode contribuir muito com a definição deles no dia a dia.

No meu caso, consigo notar a enorme diferença quando corto as pontinhas ressecadas e faço hidratação. Meu cabelo fica muuuuito mais macio, brilhante e, claro, cacheia com definição sem muito esforço.

Adotando apenas algumas dessas dicas, você perceberá a diferença!

Invista no corte

Ok, ok. Sabemos o quanto cabelos crespos e cacheados demoram para demonstrar que cresceram. Mas acredite: eles crescem, sim.

Por conta do formato espiralado, não conseguimos ver com tanta clareza, mas o comprimento está lá.

maxresdefault
Crédito: Reprodução YouTube

 

Portanto, não tenha medo de cortar pelo menos um dedo a cada dois ou, no máximo, três meses. Isso garante o fortalecimento da estrutura do comprimento, já que com o corte é possível eliminar aquelas pontinhas que já não estão mais saudáveis e prevenir que elas danifiquem o restante do comprimento.

 

Seus cachos têm sede

Gente, não me chamem de chata por bater TANTO na tecla da hidratação. Ela é essencial para tudo no nosso cabelo, principalmente para devolver a água que a fibra capilar perde todos os dias.

2140479140_de2b4a8237
Crédito: photo credit: via photopin (license)

Invista em cosméticos formulados à base de óleos – indico os de macadâmia, coco, abacate -, que são fontes de antioxidantes, que evitam do desgaste da fibra, e de ativos emolientes, que dão maciez e retém a água.

 

Invista nos finalizadores

Esses produtinhos possuem fórmulas mágicas que modelam e definem as curvas.

Mas atenção: apesar de muitas fórmulas levarem ativos que tratam os fios, lembre-se que o foco de mousses, ativadores e modeladores de cachos não é o tratamento, mas sim a definição. Antes de usá-los, não dispense o uso do leave-in.

 

Trabalhe a ilusão ótica

Quando eu mantinha os meus cachos na cor natural – loiro escuro – percebia que eles ficaram “apagados”, como se fosse uma massa única de cabelo.

16011135913_b4586e35cc
Crédito: Sunny Hair Model via photopin (license)

 

Por isso, decidi trabalhar melhor a cor deles com mechas. Se forem bem feitas, por um colorista que entenda de caracóis, elas dão profundidade às e destacam cacho por cacho, tornando-os mais visíveis.

Mas atenção: nada de mudanças drásticas. Explico o porquê no próximo tópico.

 

Cuidado com as químicas

Qualquer – qualquer mesmo – tipo de cabelo não fica imune às transformações químicas, sejam elas de coloração ou de forma.

O excesso de procedimentos químicos é capaz de alterar a estrutura química do cabelo, quebrando as pontes de dissulfeto que dão forma aos fios.

hair-texture
Crédito: Reprodução

 

Fazer transformações muito radicais pode comprometer a forma dos seus caracóis. Portanto, se o seu cabelo é castanho escuro, pense duas vezes antes de platiná-lo.

 

Cuidado com o calor

Assim como no excesso de químicas, exagerar no secador, chapinha e afins alteram a estrutura das pontes de dissulfeto; e isso envolve a definição dos cachos.

Por isso, pegue leve 😉

1333844001_flat-iron
Crédito: Reprodução

 

Além disso, não se esqueça de usar um bom protetor térmico para proteger os cachos de efeitos térmico.

 

Pare de usar toalha

Como já expliquei nesse post (clique aqui), a fibra da toalha absorve toda a água existente no fio. Logo, sem água = sem definição.

Como alternativa, use tecidos de algodão que não tenham essa capacidade de absorção tão alta, como a malha de uma camiseta antiga ou um pedaço de algodão cru. Outra possibilidade são as toalhas de papel.

O mesmo acontece com a fronha de algodão. Durante a noite, as mudanças de posição durante o sono causam atrito nos fios, deixando-os eletricamente estáticos. Resultado disso: frizz.

16071858222_b0a3ab2e1f
Crédito: Gordon (Flickr monkeymashbutton) via Photopin

 

A solução é adotar capas de travesseiros ou até mesmo uma touca feitas de tecidos acetinados.

 

Imagem Home: Beautiful hair via photopin (license)

Comentários

comentários