7 mitos e verdades sobre cabelos cacheados

Que charme os cabelos cacheados têm de sobra todo mundo já sabe. Mas além disso, existem várias curiosidades que muitas pessoas desconhecem sobre esse tipo de fio. Confira algumas delas a seguir.

1 – Fios crespos e cacheados são grossos

Mito. Ao contrário do que se pensa, eles são, na verdade, extremamente delicados. Quanto mais crespo e fechadinho o cacho for, mais fino o fio é.

youtube-reproducao
Crédito da imagem: Reprodução/YouTube

 

Isso porque os crespos possuem menos cutículas – enquanto um fio liso possui 15 camadas cuticulares, o crespo apresenta apenas 6.

 

2 – Pessoas com fios cacheados e crespos têm “mais” cabelo que as demais

Mito. Volume e densidade são coisas diferentes. Volume é a forma que o cabelo toma e o espaço que ocupa em relação a isso. Já a densidade tem a ver com a estrutura do fio.

13984037352_95790eac84
Crédito da imagem: Selfie via photopin (license)

 

Sabe quando você pega um rabo de cavalo liso, principalmente de cabelo oriental, e consegue encher sua mão com ele? Isso não acontece com o cacheado e crespo porque eles não possuem a medula. Ela é uma estrutura interna ainda mais profunda que o córtex e mais comum em cabelos grossos, como os asiáticos, brancos e grisalhos.

 

3 – Os cachos demoram mais para secar

Verdade. Isso se dá por causa da porosidade natural do fio cacheado e crespo, que, naturalmente, têm as escamas mais abertas. Por conta dessa abertura, a fibra capilar absorve a água mais rapidamente e de forma intensa, por isso demora mais para secar. Além disso, o formato espiralado facilita a retenção de água, principalmente próximo à raiz.

 

4 – Descoloração e excesso de calor podem deformar os cachos

Verdade. Tanto a descoloração como o calor do secador, chapinha e babyliss agem na composição química dos fios, formada por pontes de enxofre, responsáveis pela forma espiralada dos caracóis.

14200124495_a8f1302d9e
Crédito da imagem: spring outfit 9 via photopin (license)

 

Secador, chapinha e babyliss em excesso e sem proteção deixam os cachos sem definição. Com o passar do tempo, eles ficam mais abertos e correspondem cada vez menos aos tratamentos para recuperar a definição. Portanto, cuidado!

 

5- Cabelos cacheados e crespos demoram mais para crescer

Mito. Eles crescem como qualquer outro cabelo, mas, por conta do formato espiralado, o crescimento é menos visível. Quanto mais fechado o cacho menos ele aparenta crescer mês a mês.

Outro fator é que o crespo é o tipo de cabelo mais sensível que existe. Sua estrutura delicada não é resistente às agressões do dia a dia. Por esse motivo, eles não alcançam comprimentos longos.

 

6 – Uma mesma pessoa pode ter tipos diferentes de cachos

Verdade. A genética e a miscigenação de raças são os principais fatores para isso.

Em 2010, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Médicas de Queesland, na Austrália, descobriram que o gene trico-hialina era o responsável pelos cachos. Durante os estudos, os cientistas acreditavam que a mudança nos aminoácidos responsáveis pela forma do cabelo poderiam sofrer variações devido à trico-hialina.

3856871195_2f66c50d97
Crédito da imagem: Mom & Daughter via photopin (license)

 

Outro fator que influi nas diferenças de cachos em uma única pessoa é a miscigenação de raças. Falando específicamente do Brasil, sabemos que os africanos tiveram grande importância na formação do povo brasileiro, assim como os indígenas, os europeus, etc. Além disso, pesquisas revelam que as chances de alguém herdar o cabelo cacheado e crespo dos pais são de 90%.

 

7 – Quanto mais cacheado o cabelo menos hidratado ele é

Verdade. E isso se deve à sua estrutura. A oleosidade produzida no couro cabeludo é composta por lipídios, responsáveis por levar a nutrição, deixar os fios macios e reter a hidratação. Mas acontece que esse óleo natural possui textura densa, ou seja, não “escorre” com facilidade pela fibra capilar.

Outro fator que dificulta essa distribuição é a forma dos fios: quanto mais torção – mais pontos onde o fio muda forma – tiverem, mais a oleosidade natural terá dificuldade para transitar.

Por conta disso, às vezes é comum cabelos cacheados e crespos serem oleosos na raiz e secos no comprimento e pontas.

Para compensar essa carência, invista em máscaras de hidratação, leave-in, cremes de pentear, ativadores de cachos, etc. ricos em óleos naturais, pois grande parte deles possuem lipídios nas fórmulas. Mas atenção: não aplique no couro cabeludo nem na raiz do cabelo, ok? Fique tranquila que a natureza se encarrega da nutrição dessas partes. 😉

Comentários

comentários