Crianças cacheadas: saiba como cuidar desses mini caracóis

Cuidar dos cachinhos dos pequenos não precisa ser uma tarefa difícil.

Muitos adultos me pedem sugestões de cuidados para cuidar dos caracóis das crianças. Para alguns deles, é impossível manter a definição do cacho.

Ao contrário do que se pensa, é mais fácil cuidar do cabelo infantil do que do adulto, justamente porque os fios das crianças são virgens e novinhos em folha, ao contrário da fibra capilar adulta, que normalmente tem processos químicos e usa cosméticos mais fortes.

Confira o passo a passo a seguir para manter os caracoizinhos sempre lindos e saudáveis!

 

1 – É preciso cuidar TODOS OS DIAS

Todos os tipos de cabelos precisam de cuidados diários para conservar a saúde e a beleza. E isso não muda no cabelo infantil. Não adianta passar leave-in só quando lava e querer que os cachos fiquem definidos ao longo da semana. A diferença é que eles não precisam de grandes quantidades de produtos nem de cosméticos fortes para ficarem bonitos.

8607266675_6759714bd4
Foto: The Good Fairy via photopin (license)

 

Mães e pais: sim, é necessário ter paciência. Crianças não estão nem aí se o cabelo está arrumado ou não; elas querem, na verdade, brincar e serem felizes. E estão certíssimas!

Portanto, sejam carinhosos com o cabelinho de seus filhos, irmãos, primos, enteados, etc. Esse cuidado não deixa de ser uma forma de carinho <3

 

2 – Jamais faça processos químicos

Sério, toda vez que vejo ou ouço falar que alguém alisou ou fez escova progressiva em uma criança, não sei se tenho vontade de dar uma senhora bronca na mãe ou no cabeleireiro que topou fazer isso.

Acho que 98% do mundo sabe que processos químicos não são indicados para pequenos com menos de 12 anos justamente porque o fio ainda está em formação e é muito delicado pra receber agressões como essas.

14881920961_3fa2b3bc42
Foto: The Good Fairy via photopin (license)

 

E outra: transformações drásticas de forma e textura detonam o fio e dão muito mais trabalho de conservar a sua saúde, mais do que se ele estivesse e seu estado normal. Fora que o resultado fica MUITO artificial.

 

3 – Use cosméticos infantis específicos

Hoje em dia, o mercado deu uma boa evoluída no quesito produtos para cacheados e está caminhando em relação às crianças.

14186997294_facc9721ff
Foto: 2014-04-20 at 13-25-06 via photopin (license)

 

A oferta é variada: existem xampus, condicionadores, leave-in e máscaras formuladas especialmente para os pequenos, com ativos mais suaves para manter a integridade da fibra.

 

4 – Dilua os cosméticos

Mas se mesmo assim você encontrar dificuldade para achar produtinhos para crianças, uma dica é diluir o cosmético comum indicado para uso adulto em água para ele não ficar tão pesado.

490859924_a04259dd81
Foto: .*.*.* via photopin (license)

Isso inclui todos os cosméticos, desde o xampu até o leave-in. Assim, eles ficam mais fluídos e não pesam no delicado fio infantil.

 

5 – Não deixe de cortar as pontinhas

Cabelos cacheados e crespos precisam de corte, isso é um fato. Seja de um adulto ou de uma criança, fazer a manutenção das pontinhas ajuda na definição dos cachos e previne os danos causados pelas pontas duplas e danificadas ao restante do comprimento.

As melhores técnicas de corte são aquelas que trabalham as camadas dos cachos para que o volume deles fiquem bem distribuídos.

7927037848_d6253d1c86
Foto: Portrait on a Boat – 6 via photopin (license)

 

Fuja dos cortes com base reta, que contribuem com o volume sem harmonia, dos cortes desfiados e daqueles feitos com o uso de navalha, pois só servem para aumentar o arrepiado.

 

6 – Paciência na hora de desembaraçar

Como expliquei nesse post, cabelos cacheados embaraçam bastante por dois motivos: as cutículas naturalmente mais abertas se enroscam umas nas outras e quanto menor o cacho, mais uma ponta entra dentro da outra e formam nós.

3186014896_69221f178f
Foto: Chapped Lips via photopin (license)

 

Quando isso acontecer, nada de puxar ou quebrar os fios! Sempre tente soltá-los durante o banho na parte do condicionador.

Ou, caso os fios estejam secos, aplique uma gotinha de óleo capilar vegetal em cima do nó e vá soltando-o com delicadeza.

Para evitar novos embaraços, não deixe de investir em cosméticos ricos em manteigas e óleos emolientes de sementes e frutas, como o murumuru, macadâmia, abacate, karité, castanhas, etc.

 

7 – Dispense a escova e o pente

Cabelos cacheados e crespos não foram feitos para serem desembaraçados quando estão secos. Seja nos adultos ou nas crianças.

Faça isso apenas quando eles estiverem molhados durante o banho na parte do condicionador.

16477546369_9f6e830408
Foto: Ojanna Juttanna via photopin (license)

 

8 – Prenda o cabelo na hora de brincar

Como disse lá em cima, criança quer e tem que brincar! E nessa hora, o cabelo tem que ser uma das últimas preocupações.

Para deixá-las bem à vontade para se divertirem, faça tranças soltinhas para que os cachinhos não embaracem durante as corridas de pega-pega e esconde-esconde.

Outra sugestão é fazer um coquinho alto sem prender com tanta força.

16663708245_5efee093dc
Foto: Ojanna Juttanna via photopin (license)

 

E não se esqueça de usar prendedores que não puxem os fios e elásticos encapados com tecidos para que a borracha não enrosque nos fios.

 

Comentários

comentários