Dicas preciosas de um expert em cachos

Fala a verdade: existe coisa melhor do que um cabeleireiro que ENTENDE o nosso cabelo e sabe lidar com ele com carinho e paciência?

 

Apesar de ainda sermos maioria – cerca de 70% da população brasileira é composta por pessoas com cabelos cacheados e crespos -, são poucos os profissionais da coiffure que sabem nos atender bem.

 

Mas como para toda regra há exceção, existem, sim, os experts em caracóis. Um deles é o Eduardo Miyasaki. Entrevisto o Edu há muito tempo e para toda matéria que faço sobre fios encaracolados. E já entreguei os meus nas mãos dele – falando nisso, essa foto linda que uso de perfil aqui no blog foi feita após ele dar um tapa geral na minha cabeleira!

 

Pensando nisso, pedi para ele dar algumas dicas especiais para a gente cuidar com ainda mais carinho dos nossos cachos. Confira!

 

Evite lavar o cabelo todo dia

Algumas pessoas reclamam da falta de definição dos cachos, mas esquecem que, para um bom caimento, às vezes o próprio organismo pode ajudar a controlar o frizz. Repare que muitas vezes deixar o cabelo sem lavar dois ou três dias pode ajudar a formatação de cachos mais definidos, sem que necessariamente o cabelo esteja sujo. Se você faz atividade física diariamente, lave os fios um dia sim e outro não. No intervalo, apenas molhe o cabelo para evitar odores.

giphy (3)
Crédito: gypsyastronaut.tumblr.br

 

Produtos fixadores: use com moderação

Dê um tempo no uso de produtos de fixação, como sprays e mousses, e prefira os leave-in. Quando o cabelo fica muito fixado, qualquer encostadinha de leve cria frizz e não há utra maneira de baixá-lo senão lavando.

 

giphy (4)
Crédito: tumblr.com

 

Evite secar muito o cabelo

Quando lavamos os cachos e utilizamos o condicionador percebemos que eles ficam mais uniformes. Isso acontece porque o cabelo está molhado e os fios estão unidos, dando força a mecha e criando uma onda mais forte. Mas tudo isso vai por água abaixo ao utilizar uma toalha: ela pode comprometer essa definição desconectando os fios. Com isso, as ondas “perdem o rumo”. Para ajudar a secar sem bagunçar, use papel toalha ou algodão cru, acomodando o fio de baixo para cima e apertando com as mãos para absorver apenas o excesso da água.

giphy (1)
Crédito: alamodegifs.tumblr.com

Não mexa no cabelo enquanto ele estiver secando

Policie os seus movimentos: quando os cachos estão úmidos e definidos, passar a mão neles pode bagunçá-los totalmente, deixando-os rebeldes, volumosos e sem definição.

 

giphy (2)
Crédito: aisese.tumblr.com

 

Hidratação sempre e para todo mundo

O maior engano das donas de cabelos crespos é parar de hidratar os fios simplesmente porque elas não percebem ação do produto. Esses fios não naturalmente mais porosos e isso não pode ser confundido com desidratação. Não repor a água à fibra pode deixá-los ainda mais ressecados.

 

hidratação
Crédito: BarkPost.com

 

Corte as pontinha das pontinhas

Não seja teimosa: não é porque os caracóis demoram para crescer que eles não devem ser cortados. E não fazer a manutenção do corte pode deixá-los deixa ainda mais desidratados. Por isso, procure cortar o mínimo para prevenir o ressecamento das pontas. Lembre-se: descuidar das pontas = pontas duplas = comprimento enfraquecido = fios rompidos = falta de definição

 

giphy (6)
Crédito: islademuerta.tumblr.com

 

Pense bem antes de alisar o cabelo

Nem preciso dizer o motivo, né? 😉

 

giphy (7)
Crédito: chatterbusy.blogspot.com

 

 

Comentários

comentários